António Costa vs Pedro Nuno Santos: uma relação turbulenta

Não é a primeira vez que se assiste a momentos de tensão entre o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos. Tanto no palco governativo como no tabuleiro partidário.

Foto
Pedro Nuno Santos foi convidado por Costa em 2015 para assumir o cargo de secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares LUSA/MÁRIO CRUZ

Desta vez quase resultou em demissão, mas as fricções entre António Costa e o ministro das Infra-estruturas e da Habitação já se acumulam desde que Pedro Nuno Santos era secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, altura em que se assumiu como figura central nas negociações com os parceiros políticos do Governo. Do plano de reestruturação da TAP, à escolha de Miguel Frasquilho pelo governante para a companhia aérea, passando pelo apoio do ministro a Ana Gomes nas eleições presidenciais, a relação tem-se mostrado turbulenta desde que Pedro Nuno Santos se posicionou como sucessor do primeiro-ministro no congresso do PS de 2018. E culminou na desautorização do tutelar da pasta das Infra-estruturas por parte do líder do executivo acerca do novo aeroporto de Lisboa, que levou inclusive a pedidos de saída do ministro do actual Governo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários