Portugal reafirma defesa dos híbridos na redução de CO2 dos carros

Ministros do Ambiente da UE ainda à procura de consenso para metas e ferramentas de descarbonização. Portugal quer adiar fim dos carros híbridos para 2040.

Foto
Secretário de Estado João Galamba defendeu a posição de Portugal no Conselho de Ministros europeus do Ambiente Nuno Ferreira Santos (arquivo)

Os ministros do Ambiente dos países da União Europeia ainda não chegaram a um consenso sobre as metas da descarbonização e as ferramentas de apoio que foram propostas pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu. Bruxelas e Estrasburgo querem acabar com a venda de carros com motor a gasóleo ou gasolina em 2035, mas este é um dos pontos do pacote ambiental “Fit for 55” (Objectivo 55) sem acordo de todos. Reunidas para o Conselho de Ministros europeus do Ambiente, as delegações nacionais que estiveram esta terça-feira no Luxemburgo, sob a presidência francesa, suspenderam o debate para tentarem negociar um consenso generalizado sobre os diversos pontos daquele pacote legislativo, que inclui os sectores marítimo, aéreo, florestal e vai muito para além do transporte.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários