“Colocar professores de Matemática a ensinar programação é uma ideia duplamente absurda”

As propostas sobre o que devem ser as Aprendizagens Essenciais de Matemática no 10.º, 11.º e 12.º anos e no ensino profissional estão em discussão pública. E assim permanecerão até 15 de Setembro. A Sociedade Portuguesa de Matemática diz que “sugerir que programação seja leccionada por matemáticos é completamente descabido”.

Foto
João Araújo, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) Rui Gaudêncio

O presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática não poupa críticas às propostas que estão em discussão pública para a Matemática do ensino secundário e que passam pelo reforço do pensamento computacional e pela utilização de programação em linguagem Python em todos os cursos. João Araújo afirma, em resposta por escrito a um conjunto de perguntas que o PÚBLICO colocou também à Associação de Professores de Matemática, que “sugerir que programação seja leccionada por matemáticos é completamente descabido”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 32 comentários