Borges e Elias vencem no qualifying de Wimbledon

Contingente português reduzido a metade após a primeira eliminatória do qualifying do Torneio de Wimbledon.

Foto
Nuno Borges LUSA/TIAGO PETINGA

Nuno Borges somou mais uma vitória e ultrapassou a primeira das três eliminatórias que dão acesso ao quadro principal de Wimbledon. O tenista maiato de 25 anos, que esta semana volta a registar um novo melhor ranking, 122.º, levou quase duas horas e meia para vencer Matteo Arnaldi (226.º), por 6-3, 6-7 (2/7) e 6-2. Borges chegou a liderar o segundo set por 4-1, mas o italiano de 21 anos reagiu e impôs-se no tie-break, antes de ser dominado no set decisivo.

O tenista da Maia, que há um mês ultrapassou a fase de qualificação em Roland Garros antes de perder em quatro sets na ronda inicial do quadro final com Karen Khachanov (25.º), é o 13.º mais cotado dos 128 jogadores do qualifying, onde vai ter como segundo adversário o japonês Hiroki Moriya (247.º).

A tarefa de Gastão Elias (187.º) foi ainda mais demorada. O tenista luso esteve muito perto de ceder o primeiro set ao britânico de 20 anos, Felix Gill (437.º), que serviu a 5-3 e, no tie-break, a 6/3, mas não aproveitou nenhum dos sete set-points e o tenista português, na segunda oportunidade, concluiu a partida.

Elias liderou o segundo set por 4-1 e esteve a dois pontos de fechar o encontro em duas partidas. Mas seria preciso esperar duas horas e 50 minutos para ver Elias celebrar a vitória, com os parciais finais de 7-6 (10/12), 5-7 e 6-3. O seu próximo adversário é o australiano Max Purcell (156.º).

Sortes diferentes tiveram outros dois tenistas portugueses presentes na fase de qualificação que decorre nos courts do Wimbledon Qualifying and Community Sports Centre, em Roehampton – a pouco mais de três quilómetros do All England Lawn Tennis Club. Pedro Sousa (389.º), que apenas somou oito winners, foi rapidamente afastado pelo austríaco Sebastian Ofner (222.º), com um duplo 6-2. E Frederico Silva (266.º) não conseguiu concretizar nenhum dos cinco break-points de que dispôs e viu o argentino Thiago Agustin Tirante (197.º) sair vencedor, por 6-4, 6-2.

O quadro principal do Torneio de Wimbledon, onde está confirmada a presença de João Sousa, começa na segunda-feira, dia 27, nos históricos courts do All England Lawn Tennis Club.

Sugerir correcção
Comentar