António Costa recebe partidos na sexta-feira para discutir adesão da Ucrânia à UE

Os partidos políticos com representação parlamentar são recebidos esta sexta-feira pelo primeiro-ministro para preparação da reunião do Conselho Europeu de 23 e 24 de Junho.

Foto
Primeiro-ministro reúne-se com os partidos para preparar o Conselho Europeu da próxima semana LUSA/MÁRIO CRUZ

O primeiro-ministro, António Costa, recebe nesta sexta-feira os partidos com representação parlamentar na residência oficial no âmbito da preparação da reunião do Conselho Europeu de 23 e 24 de Junho.

“No quadro da preparação da reunião do Conselho Europeu de 23 e 24 de Junho, que discutirá as candidaturas de adesão à União Europeia da Ucrânia, da República da Moldova e da Geórgia, o primeiro-ministro recebe os partidos com representação parlamentar”, lê-se numa nota divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

O deputado único do Livre, Rui Tavares, é o primeiro a ser recebido no palacete de São Bento, seguindo-se a deputada única do PAN, Inês Sousa Real. As audiências da manhã terminam com o PCP. Durante a tarde, António Costa vai receber o Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal, Chega, PSD e o PS.

Depois do debate com o primeiro-ministro sobre política geral, na próxima quarta-feira, está também agendado um debate preparatório do Conselho Europeu com a participação de António Costa.

O chefe do Governo português tem colocado nos últimos meses água na fervura quanto às intenções da Ucrânia aderir rapidamente à União Europeia. Depois de na visita à Ucrânia ter sublinhado, ao lado do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que os processos de adesão ao bloco europeu "são altamente complexos" e de ter lembrado que no caso português a espera foi de “nove anos”, António Costa alertou esta semana para o risco de se criarem “falsas expectativas” quanto à entrada daquele país no projecto comunitário.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários