Quais são os melhores enoturismos de Portugal? Prémio nacional vai distinguir os “casos de sucesso”

Pela primeira vez, vão ser atribuídos prémios exclusivamente dedicados ao enoturismo português. Um painel de 250 jurados vai decidir os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo em dez categorias.

Foto
A Associação Portuguesa de Enoturismo foi criada em 2020 ANNA COSTA

A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO), criada em 2020 para valorizar e promover o sector, vai atribuir pela primeira vez prémios. A primeira edição do Prémio Nacional de Enoturismo APENO/Ageas Seguros vai realizar-se no dia 17 de Junho e destacar “os negócios e projectos portugueses que se distingam como casos de sucesso”, informa-se em comunicado.

Será a primeira iniciativa do género, nota a presidente da APENO, a jornalista Maria João Almeida: “Existem alguns prémios de enoturismo atribuídos através de entidades de alguma forma ligadas derreta ou indirectamente ao sector, mas nenhum focado exclusivamente no enoturismo, dando-lhe a importância que merece”.

São dez as categorias em disputa: Melhor Enoturismo de Portugal, Melhor Profissional, Melhor Estadia, Melhor Restaurante, Melhor Chefe de Cozinha, Melhor Sommelier, Melhor Sala de Provas, Melhor Empresa Turística, Melhor Projecto Inclusivo, Melhor Projecto Sustentável. A avaliação fica a cargo de um painel de 250 jurados que inclui “reconhecidos jornalistas do vinho e do turismo, entidades oficiais do vinho e do turismo, chefes de cozinha, sommeliers e associados da APENO”.

A votação já começou e o processo decorre até ao dia 31 de Maio. Mais informações sobre os candidatos e o prémio podem ser consultadas no site oficial, Enoturismo de Portugal.

A atribuição dos galardões acontecerá num jantar de gala que vai decorrer no Altis Grand Hotel em Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar