Zelensky saúda vitória da Ucrânia na Eurovisão

Presidente da Ucrânia ligou a vitória à “coragem” ucraniana que impressiona o mundo. Responsáveis europeus e da NATO também felicitaram o país pela vitória no concurso.

Foto
Banda ucraniana Kalush Orchestra venceu o concurso com a música Stefania EPA/ALESSANDRO DI MARCO

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou a vitória do seu país no festival da Eurovisão, ligando-a à invasão russa com a frase “a nossa coragem impressiona o mundo, a nossa música conquista a Europa”.

A frase foi escrita na sua página na rede social Facebook, pouco tempos depois da vitória da Ucrânia no 66.º Festival Eurovisão da Canção, realizado em Turim, Itália.

A banda ucraniana Kalush Orchestra, cuja canção Stefania mistura hip-hop e música tradicional, obteve 631 pontos, à frente do britânico Sam Ryder com Space Man (466 pontos) e do cantora espanhol Chanela com SloMo (459 pontos).

Na actuação desta noite, os Kalush Orchestra pediram ajuda para o seu país, bem como para a cidade de Mariupol e para a fábrica Azovstal, na sequência da invasão russa.

“Por favor ajudem a Ucrânia, por favor ajudem Mariupol, por favor ajudem Azovstal”, disse o líder do sexteto, Olenh Psink, numa mensagem em que apelava à intervenção internacional para ajudar o grupo de soldados barricados no complexo siderúrgico, o último reduto da resistência ucraniana na cidade portuária.

Líderes europeus e da NATO felicitam Ucrânia pela vitória na Eurovisão

Responsáveis europeus e da NATO também felicitaram a Ucrânia pela vitória na Eurovisão, destacando que o resultado mostra o apoio público ao país invadido pela Rússia.

“Gostaria de dar os parabéns à Ucrânia por vencer o Festival da Eurovisão da canção. E isto é algo que não digo de forma ligeira porque ontem [sábado] vimos o enorme apoio público de toda a Europa e Austrália pela sua coragem”, referiu este domingo o vice-secretário-geral da NATO, Mircea Geoana.

Destacando que “a canção é magnífica”, Geoana, que falava no início do segundo dia de uma reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da aliança atlântica, em Berlim, precisou que a mensagem a enviar “é que os russos lançaram a guerra mais brutal e cínica desde a Segunda Guerra Mundial”.

Através do Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, também deu os parabéns aos vencedores, sublinhando o apoio de toda a União Europeia.

“Hoje [ontem] à noite a vossa música ganhou o nosso coração. Estamos a comemorar esta vitória em todo o mundo. A União Europeia está convosco”, escreveu a Von der Leyen.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também recorreu ao Twitter para dar os parabéns à Ucrânia pela vitória, aproveitando para desejar que a edição do próximo ano do Festival da Eurovisão “possa ser realizado em Kiev, numa Ucrânia livre e unida”.

Sugerir correcção
Comentar