As propostas “irrecusáveis” do Bloco: tributar criptomoedas e taxar lucros extraordinários das empresas

Bloquistas entregam cerca de 110 propostas de alteração em cinco áreas: proteger os salários da inflação, impostos justos, combater a pobreza, proteger os serviços públicos e garantir a habitação.

Foto
Mariana Mortágua apresentou as propostas do BE Paulo Pimenta

Depois de nos últimos orçamentos, quando ainda havia uma maioria das esquerdas no Parlamento, se ter cingido a uma dúzia de medidas emblemáticas nas propostas de alteração aos orçamentos do Estado, o Bloco volta agora às longas listas. São cerca de 110 as propostas de alteração bloquistas para o OE2022, mas com duas irrecusáveis: “Tenho muita dificuldade em compreender que não sejam aceites a taxa sobre lucros extraordinários das empresas, que é limitada no tempo, tem taxa de 25% sobre os lucros acrescidos e apenas nos sectores da energia e distribuição alimentar; e a tributação das mais-valias das criptomoedas”, defende a deputada Mariana Mortágua.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 31 comentários