Velocidade da subida de juros agita debate dentro do BCE

Está acesa a discussão no banco central entre a facção que quer uma subida rápida dos juros já em Julho para travar a inflação e a que teme os efeitos negativos excessivos que isso poderia ter sobre a economia. É um debate que terá impactos imediatos nas contas dos portugueses.

Foto
Sede do Banco Central Europeu EPA/ARMANDO BABANI

Com a inflação acima dos 7%, mas a economia quase estagnada na primeira metade do ano, as próximas reuniões do conselho de governadores do Banco Central Europeu preparam-se para ser o palco de mais um tenso confronto entre as “pombas” e os “falcões” que decidem o rumo da política monetária da zona euro. Do resultado desse confronto vai depender a velocidade com que na zona euro, e especificamente em Portugal, Estados, empresas e famílias vão sentir o agravamento dos custos associados aos seus créditos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários