Violência política no Brasil “está a matar democracia”, diz relator da ONU

Clément Nyaletsossi Voule afirma que a desinformação e os ataques à dignidade estão a impor limites à liberdade de expressão. O representante das Nações Unidas diz que o uso que tem sido feito das redes sociais “por algumas lideranças é algo perigoso” para o país.

Foto
Clément Nyaletsossi Voule é um jurista togolês que foi nomeado para o cargo de relator especial em 2018 Eduardo Knapp/ Folhapress

A crescente violência política — intensificada após o assassinato ainda não solucionado da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco —, a proliferação de desinformação, o silenciamento da sociedade civil organizada, o processo de criminalização de movimentos sociais e o ataque a jornalistas e às populações tradicionais estão a restringir o espaço cívico no Brasil.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar