Tratamento personalizado volta a dar funções motoras a doentes paralisados

Três doentes com uma paralisia sensório-motora completa conseguiram recuperar funções motoras depois de um tratamento baseado na estimulação eléctrica personalizada à espinal medula.

Michel Roccati a dar alguns passos em Lausana em Dezembro
Fotogaleria
Michel Roccati a dar alguns passos em Lausana em Dezembro DR
medula-espinal,saude,ciencia,neurociencias,medicina,biologia,
Fotogaleria
Depois da cirurgia, um dos doentes treina com ajuda de um apoio para o seu peso corporal ,Depois da cirurgia, um dos doentes treina com ajuda de um apoio para o seu peso corporal JIMMY RAVIER/NEURORESTORE,JIMMY RAVIER/NEURORESTORE
medula-espinal,saude,ciencia,neurociencias,medicina,biologia,
Fotogaleria
Treino de um dos doentes cinco meses após o início do tratamento JIMMY RAVIER/NEURORESTORE
medula-espinal,saude,ciencia,neurociencias,medicina,biologia,
Fotogaleria
Após cinco meses do início do tratamento, um dos participantes do estudo consegue praticar canoagem JIMMY RAVIER/NEURORESTORE

Nem o frio parou Michel Roccati. Num certo dia de Inverno, no último mês de Dezembro, o italiano – que tinha tido um acidente de mota e ficado paralisado – deu alguns passos no centro de Lausana, na Suíça. Michel Roccati foi um dos três doentes com uma paralisia sensório-motora completa que conseguiram voltar a ter movimentos motores após um novo tratamento personalizado à espinal medula que envolve a estimulação eléctrica. Os detalhes científicos desta história são contados na edição desta semana da revista Nature Medicine e o próprio caminho de Michel Roccati descrito num comunicado sobre o trabalho.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários