Portugal fez mais de 620 mil testes à covid-19 nos dois dias antes do Natal – sem contar com autotestes

Do total de testes efectuados a 23 e 24 de Dezembro, cerca de 132 mil foram testes PCR e mais de 488 mil testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional, com a taxa de positividade a rondar os 4,6%. Os números não incluem autotestes.

Foto
Já foram realizados em Portugal mais de 25 milhões de testes de diagnóstico à covid-19 Nuno Ferreira Santos

Portugal alcançou nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 de Dezembro, dois novos máximos de testagem diária à covid-19: foram feitos mais de 620 mil testes em apenas dois dias.

Do total de testes efectuados, cerca de 132 mil foram testes PCR e mais de 488 mil testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional, com a taxa de positividade a rondar os 4,6%, de acordo com dados divulgados num comunicado enviado neste domingo pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa). Os números não incluem autotestes.

Na quinta-feira, 23 de Dezembro, foram efectuados em território nacional à volta de 360 mil testes, “um novo máximo de testagem diária”. Já na véspera de Natal, dia 24 de Dezembro, foram realizados mais de 260 mil testes, “naquele que foi o segundo dia com mais testes efectuados desde o início da pandemia”.

Até ao momento, já foram realizados em Portugal mais de 25 milhões de testes de diagnóstico à covid-19, entre os quais cerca de 16,2 milhões de testes PCR e 8,9 milhões de TRAg de uso profissional.

Só entre os dias 1 e 24 de Dezembro realizaram-se mais de 3,7 milhões de testes à covid-19 — mais de 1,1 milhões de testes PCR e perto de 2,6 milhões de testes TRAg de uso profissional. A média diária foi de cerca de 155 mil testes.

Dezembro é já “o mês com mais testes realizados desde o início da pandemia”, sublinha o Insa, destacando que, neste mês, “Portugal registou números de testagem diária superiores a 100 mil testes em 19 dos 24 dias já contabilizados, tendo em quatro desses dias superado a fasquia dos 200 mil testes diários”.

O Insa salienta que os testes rápidos de antigénio efectuados nos laboratórios e farmácias que aderiram ao regime excepcional de comparticipação voltaram a ser gratuitos desde 19 de Novembro, “uma medida que abrange, agora, toda a população e que foi reforçada com a possibilidade de cada utente passar a poder realizar até seis testes gratuitos por mês, com vista a intensificar a protecção da saúde pública e o controlo da pandemia de covid-19, vigorando até 31 de Dezembro”.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários