Portugueses na Suíça: “Chegar cá e ter de fazer quarentena é impossível, os empregos não esperam por nós”

A Suíça passou a exigir teste negativo e quarentena a todos os cidadãos que viajem de Portugal, mesmo vacinados ou recuperados da covid-19, por causa da presença em território português da variante Ómicron. O PÚBLICO falou com quatro portugueses emigrados no país que não vêem com bons olhos a medida do governo suíço.

Foto
Em cima: Tânia Ramos (esquerda) e Noémia Azevedo. Em baixo: Sandra Ribeiro (esquerda) e Samuel Soares DR

Tânia Ramos está na Suíça há quase seis anos e há cinco que não passa o Natal em Portugal. Noémia Azevedo tinha programado uma viagem a Portugal, ainda antes do Natal, para visitar a mãe. Sandra Ribeiro ia ter a família na Suíça para as festas. As três portuguesas estão emigradas e foi num misto de “choque” e “tristeza” que esta terça-feira receberam a notícia de que quem viajar de Portugal para a Suíça será obrigado a uma quarentena de dez dias para entrar no país e um teste à covid-19 com resultado negativo. Algo que deixou como uma incógnita os planos que tinham para a época natalícia. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 22 comentários