Nova sondagem coloca Eric Zemmour na segunda volta das presidenciais francesas

A sondagem revela que o comentador político conta com 16% a 16,5% das intenções de voto para a primeira volta, à frente do apoio de 15% a 16% a Marine Le Pen. Emmanuel Macron continua a liderar com 24% a 28%.

Foto
Eric Zemmour ERIC GAILLARD/Reuters

A seis meses das eleições presidenciais francesas, uma nova sondagem publicada nesta sexta-feira revela uma vantagem de Eric Zemmour sobre Marine Le Pen para disputar a segunda volta das presidenciais de Abril do próximo ano contra o actual Presidente francês, Emmanuel Macron.

A ascensão exponencial do mediático comentador político nas sondagens tem vindo a abalar as expectativas de que a segunda volta das presidenciais seria uma repetição da disputa de 2017, entre Macron e Le Pen, cujo partido tem dominado a extrema-direita nas últimas décadas.

A sondagem, realizada pela Ipsos Sopra Steria, foi publicada esta sexta-feira no jornal francês Le Monde, e é apenas o segundo inquérito que coloca Zemmour na segunda volta das presidenciais francesas, com 16% a 16,5% das intenções de voto na primeira ronda, contra 15% a 16% do apoio a Le Pen. Apesar de Zemmour não ter anunciado a sua candidatura, espera-se que o venha a fazer.

Quanto a Macron, os dados mostram uma liderança na primeira volta de 24% a 28%. O inquérito não prevê os resultados finais da segunda volta, contudo outras sondagens têm apontado para a vitória do actual chefe de Estado francês.

Os inquiridores da sondagem notaram que Zemmour, que tem vindo a ser acusado de incitar ao ódio, é uma figura mais divisiva entre os eleitores do que Marine Le Pen.

Apenas 20% dos inquiridos considera que o comentador responde aos critérios necessários para ser Presidente, comparando com 30% que responderam a favor de Le Pen. Enquanto 21% de homens com idade acima dos 60 anos apoiam Zemmour, na faixa etária abaixo dos 35 anos, apenas 8% das mulheres o apoiam.

Sugerir correcção
Comentar