Annalena Baerbock: a candidata da mudança num país pouco aventureiro

A carreira da candidata dos Verdes foi marcada por atitudes aventureiras. Agora, foi alvo de uma campanha de desinformação muito maior do que os seus opositores.

Foto
CLEMENS BILAN/EPA

Annalena Baerbock tem uma resposta na ponta da língua para algumas perguntas. Como é ser candidata a chanceler com filhos pequenos? “É possível liderar também com família, como mostrou Barack Obama com as suas duas filhas pequenas – o quotidiano com crianças mantém-nos ancorados na realidade.” Como é ser a primeira candidata a chanceler sem experiência executiva? “Não, não tenho experiência governativa. Nunca fui ministra. Mas represento a renovação. Os outros representam o statu quo.” Se vai querer a descarbonização da Alemanha até 2030? “Sim, e por favor façam a mesma pergunta aos outros candidatos.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários