Morreu Michael K. Williams, actor de The Wire

O actor de 54 anos foi encontrado no seu apartamento em Nova Iorque, depois de fazer uma chamada de emergência.

Foto
Reuters/Lucas Jackson

Michael Kenneth Williams, conhecido por ter feito de Omar Little na série The Wire, tendo tido também papéis em várias outras séries da HBO, foi encontrado morto esta segunda-feira no seu apartamento em Brooklyn, Nova Iorque. O actor de 54 anos foi encontrado pelas 14h (19h em Lisboa), depois de fazer uma chamada de emergência, disse o tenente John Grimpel, porta-voz do Departamento da Polícia de Nova Iorque.

A representante de longa data, Marianna Shafran, confirmou a morte num comunicado e disse que a família estava a lutar com “profunda tristeza” por “esta perda intransponível”.

Segundo avançaram ao jornal The New York Post fontes policiais, Michael K. Williams foi encontrado inconsciente na sala de jantar da sua habitação, tendo a seu lado o que perecia ser heroína. O jornal refere que o óbito poderá ter ocorrido devido a uma overdose.

Williams cresceu no bairro de East Flatbush, em Brooklyn, que nunca imaginou deixar. Mas, antes de fazer 30 anos, transformou a sua paixão pela dança em papéis de dançarino em digressões com os cantores George Michael e Madonna. Foi também o coreógrafo, do teledisco de 100% Pure Love, canção de Crystal Waters, tendo sido também dançarino no vídeo. Pouco depois, conseguiu a primeira oportunidade como actor quando Tupac Shakur, o defunto rapper tornado actor, reparou nele e lhe deu o primeiro papel em Bullet, Droga e Morte, de Julian Temple, a fazer de seu irmão.

Em poucos anos, arrecadou mais papéis, inclusive como traficante de drogas no filme Por um Fio, de Martin Scorsese. Em 2002, iniciou um percurso de cinco temporadas na série The Wire, da HBO, que explorava o submundo da corrupção, drogas e polícia em Baltimore.

Williams interpretou Omar Little, um vigilante encantador que assaltava traficantes de drogas — talvez a personagem mais memorável de uma série que muitos consideram ser uma das melhores da História da televisão.

Ainda no cinema, trabalhou ainda com nomes como Todd Solondz, em A Vida em Tempo de Guerra, de 2009, sequela de Felicidade com um elenco totalmente diferente – Williams tomava as rédeas da personagem interpretada originalmente por Philip Seymour Hoffman –, Steve McQueen, em 12 Anos Escravo, ou Paul Thomas Anderson, em Vício Intrínseco, de 2014. Também apareceu em Vista Pela Última Vez..., de Ben Affleck, e Os Órfãos de Brooklyn, de Edward Norton.

O actor sempre falou das suas lutas contra a adicção. Desde os 19 anos que entrava e saía de clínicas de reabilitação. As autoridades disseram que está a decorrer uma investigação à morte do actor, e que o médico legista de Nova Iorque vai determinar a causa de morte posteriormente.

Williams, que recebeu este ano uma nomeação para um Emmy pela sua prestação na série Lovecraft Country, também da HBO, na qual também tinha feito séries como Boardwalk Empire ou The Night Of tendo aparecido também em Os Sopranos. Ainda em televisão, apareceu na comédia Community, as minisséries When They See Us e When We Rise.

Sugerir correcção
Comentar