A resistência aos taliban está de volta ao berço, o Vale de Panshir

Os taliban declaram “o fim da guerra”, mas continuam sem entrar na região que o Exército soviético nunca conseguiu capturar. Massoud filho e Amrullah Saleh, vice-presidente deposto, prometem liderar a contra-insurreição.

Foto
Ahmad Massoud, o filho de Ahmad Shah Massou, o Leão do Panshir MOHAMMAD ISMAIL/Reuters

“Cheguei a Panshir. Fico feliz em ver muitos grandes comandantes. O general Hasib Panshiri, o general Hamid Saifi e o comandante Khalid Amiri estão aqui”, escreveu esta quinta-feira Sarfaraz no Twitter. “Peço a todos os nossos amigos que se juntem.” Membro do Comando de Segurança Interna do Ministério da Defesa do Governo deposto, Sarfaraz tinha partilhado na véspera a decisão de partir para a única região do Afeganistão não controlada pelos taliban, o Vale de Panshir. Agora, promete ir dando notícias e pede desculpa por não ter ainda conseguido responder às mensagens de jornalistas: “Fui ferido em Farah e fiz uma viagem longa. Estou a recuperar”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários