Método Kumon: o modelo de estudo que desperta o potencial de todas as crianças

A multinacional japonesa e maior empresa de educação do mundo já está em Portugal e procura educadores para abrir mais centros de estudos onde é aplicado o método que promete incutir desejo por aprender.

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D.R.

Com uma rede de 25 mil centros em todo o mundo e mais de 4 milhões de alunos inscritos, a rede de centros de estudos japonesa Kumon já está em Portugal. A funcionar em regime de franchise, está à procura de educadores que queiram ajudar a expandir o método que promete um “futuro promissor”. 

Um modelo que vai contra “encher os alunos de conhecimentos como se fossem meras caixas vazias”, preferindo, antes, “fomentar em cada um o desejo de aprender, de desfrutar da aprendizagem e de ser capaz de estudar o que lhe fizer falta ou o que quiser no futuro.”

As palavras são do japonês Toru Kumon, que nos anos 50 criou um método de estudo único, cujo objectivo, mais do que transmitir um conhecimento específico, passava por potenciar a aprendizagem dos alunos, através da aquisição de ferramentas capazes de, não só aumentar as suas capacidades, como também a própria vontade de aprender de forma auto-didacta. 

Seis décadas depois, a Kumon é a maior empresa de educação do mundo. Conta com uma rede de 25 mil centros de estudo espalhados por todo o globo, onde estão matriculados mais de 4.400.000 alunos. Chegou recentemente a Portugal, mais concretamente a Matosinhos e a Braga, onde vários estudantes já podem tirar proveito destas valiosas ferramentas de aprendizagem. Mas o objectivo é claro: expandir para o Grande Porto e Grande Lisboa. 

A Kumon está à procura de orientadores/franchisados em Portugal

A funcionar em regime de franchising, a multinacional japonesa está a procurar novos parceiros em Portugal, estando, por isso, a organizar sessões de orientação. A ter lugar em Lisboa e em regime presencial (se houver agravamento nos números de COVID-19 poderá passar para modelo online), tem já datas marcadas: 1 de Outubro e 26 de Novembro. O principal objectivo passa por encontrar novos profissionais de educação, franchisados, que queiram abrir portas de novos centros Kumon. Profissionais que, nas palavras de Manuel Couto, responsável pela implementação e desenvolvimento da Kumon, em Portugal, “queiram mudar o mundo através da educação.” Os interessados podem obter mais informações aqui.

“Ser franchisado Kumon implica um compromisso com vocação e uma oportunidade real para mudar o mundo através da educação”, diz. “Como tal os principais requisitos para optar por este franchising são ter uma clara vocação educativa, formação universitária e espírito empreendedor.”

Em todo o processo formativo, continua Manuel Couto, “o orientador Kumon conta com o apoio próximo e sistemático de profissionais da Kumon para o auxiliarem”, desde o início da candidatura até ao momento em que se dá a implementação e desenvolvimento do centro de estudo. 

“É um método que desenvolve hábitos de estudo diários nos alunos”

O método Kumon tem dois cursos: o Kumon Matemática e Kumon English. “Por um lado a Matemática é, por assim dizer, o programa segundo o qual foi criado o método
Kumon há mais de 60 anos, residindo nesta disciplina a sua essência”, explica Manuel Couto. “O programa de Inglês apareceu posteriormente, durante o processo de expansão, tirando partido do método que nos permite trabalhar os mesmos objectivos.”

Mais do que boas notas em determinado exame ou teste, o método Kumon pretende “formar alunos auto-didactas, que demonstrem uma atitude positiva perante o estudo e aprendam conteúdos novos por eles próprios.”

Deixando de parte o “carácter correctivo ou reparador do ensino tradicional”, nos centros de estudo Kumon aposta-se, antes, num modelo que olha de forma transversal para o aluno. “É um método que desenvolve hábitos de estudo diários nos alunos e a sua organização”, diz Manuel Couto. “Com os nossos programas de aprendizagem, formamos pessoas responsáveis e competentes através da procura do potencial de cada aluno e desenvolvemos ao máximo as suas capacidades.”

Está adaptado para crianças a partir dos 2 anos, inclui material didáctico exclusivo, 100% personalizado e que respeita a capacidade e ritmo de cada aluno. “O material está perfeitamente estruturado para que a evolução seja gradual e significativa, e para estar sempre baseado em conhecimentos anteriores”, explica. “Além disso, está repleto de pistas e exemplos que o aluno utiliza para construir o seu próprio conhecimento de forma individualizada.”

Os pais podem, inclusive, escolher acompanhar os filhos online (não presencial) em qualquer um dos programas - matemática ou inglês -, com o intuito de facilitar a logística e a optimização de tempo.

E o orientador? O papel do orientador passa por “supervisionar” e guiar a utilização destes materiais, tendo sempre em vista o tal desenvolvimento do potencial, autonomia e, muito importante, real gosto por aprender. 

O papel da família também é fundamental: “O facto de a família estar implicada é essencial para os nossos programas, dado que o centro Kumon está pensado para incutir o hábito de trabalho individual e autónomo de cada aluno na sua própria casa, algo que num contexto actual é altamente benéfico.”

Um método que gera “pessoas bem sucedidas”

Outro pormenor relevante prende-se com o facto da evolução não depender da etapa escolar em que o aluno está. “O aluno estuda de acordo com a sua capacidade e evolui nos conteúdos de aprendizagem independentemente do programa ou ano escolar em que se encontra”, explica Manuel Couto. 

O responsável pela implementação e desenvolvimento da Kumon em Portugal garante que, a ser bem aplicado, este método tem a capacidade para gerar “pessoas bem-sucedidas”, traçando um “futuro promissor”. 

“Alguns poderão inclusivamente ser líderes na sua geração fazendo a diferença na sociedade”, termina.

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