As máscaras, o fim de estação e o novo ciclo

Como Faz a Primavera é a mais recente criação do GEFAC, um processo ainda em curso que se mostra ao público no TAGV, em Coimbra, a 23 de Junho.

teatro,culturaipsilon,danca,musica,acores,coimbra,
Fotogaleria
A casa de partida da mais recente criação do GEFAC, "Como Faz a Primavera", foi o Nordeste transmontano e os seus rituais de máscara, com o efeito catártico que comportam, explica Patrícia Mendonça que, com Amabile Maria, coordena o teatro do grupo
teatro,culturaipsilon,danca,musica,acores,coimbra,
Fotogaleria

Em primeiro plano, duas figuras mascaradas. Ao fundo, na penumbra, vai marcando o tom e o compasso um trio composto por um par de guitarras e umas mãos que vão alternando entre a viola braguesa e o bandolim. A casa de partida da mais recente criação do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC), Como Faz a Primavera, foi o Nordeste transmontano e os seus rituais de máscara, com o efeito catártico que comportam, explica Patrícia Mendonça que, com Amabile Maria, coordena o teatro do grupo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar