Projecto de compostagem comunitária na Maia, além de nutrir a cidade, é também uma terapia

Lipor está a lançar um projeto-piloto de compostagem comunitária no concelho, com o apoio da autarquia. Maia pretende tornar-se, até 2025, uma das primeiras cidades do país a aproximar-se das emissões nulas de carbono.

Foto
Hortas comunitárias do Sobreiro, na Maia, têm 54 talhões ao dispor dos munícipes. Miguel Marques Ribeiro

“Está-se tão bem aqui”, diz Belmiro Carvalho. O dia soalheiro convida a passar o tempo a cuidar do talhão que tem a seu cargo numa das hortas comunitárias do Sobreiro, no centro da Maia. A seus pés estende-se uma fila de alfaces acabadas de pôr na terra, enquanto em volta há toda uma panóplia de hortícolas que enchem de cor a superfície castanho-escura: cebola, tomate, curgetes e couve- lombarda, entre outros vegetais adubados com fertilizantes 100% biológicos, conforme mandam as normas definidas pelo município.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar