Compromisso assinado, promessa cumprida: UE vai ter metas para o bem-estar social

Assinatura do “Compromisso Social do Porto” é um marco “histórico”, nas palavras de António Costa. Documento confirma a determinação dos parceiros europeus e organizações representativas da sociedade civil em cumprir metas sociais. Este sábado, será a vez dos restantes líderes europeus.

Foto
O primeiro-ministro, António Costa, com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen Nelson Garrido

“Nunca tinha acontecido e aconteceu: é histórico”, regozijou-se o primeiro-ministro, António Costa, minutos depois da assinatura do “Compromisso Social do Porto”, um documento “abrangente e ambicioso” que confirma a determinação dos parceiros sociais europeus e das organizações representativas da sociedade civil em cumprir as metas definidas num plano de acção para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, apresentado pela Comissão Europeia — e que será agora subscrito pelos chefes de Estado e governo da União Europeia, numa reunião informal este sábado, no Porto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 23 comentários