Taiwan ameaça derrubar drones chineses que se aproximarem das suas ilhas no mar da China

As autoridades taiwanesas têm registado uma maior presença da aeronaves da Força Aérea chinesa junto do arquipélago de Tawain

Foto
Pequim tem reforçado a sua actividade marítima nas proximidades de Taiwan PHILIPPINE COAST GUARD/Reuters

As autoridades de Taiwan ameaçaram derrubar os drones chineses que se aproximarem demasiado dos seus territórios, depois de terem sido avistados a circular perto da ilha das Pratas, no mar do Sul da China, disse um ministro na quarta-feira. A decisão pode aumentar de forma drástica a tensão com Pequim.

Falando no Parlamento, Lee Chung-wei, responsável pela Guarda Costeira, disse que foram avistados recentemente drones chineses perto da ilha das Pratas, embora não tenham sobrevoado o território, referiu. “Nunca entraram no nosso espaço marítimo e aéreo, apenas voaram perto da ilha a uma certa distância”, disse o ministro.

Quando lhe perguntaram qual seria a reacção da Guarda Costeira caso um drone chinês entrasse no seu espaço exclusivo, Lee respondeu que existem regras em caso de combate: “Depois de entrar [no espaço aéreo taiwanês] as regras serão seguidas. Se for necessário abrir fogo, assim faremos.”

A China não reconhece a soberania de Taiwan, mas os navios e aviões chineses habitualmente não entram na área exclusiva taiwanesa, que se estende a seis quilómetros desde a costa. A ilha das Pratas está no centro de uma disputa marítima e tornou-se a nova fonte da tensão entre Pequim e Taipé.

Nos últimos meses, Taiwan alertou para a presença mais persistente da Força Aérea chinesa perto da ilha. Embora a Guarda Costeira não defenda a zona de forma ostensiva, já enviou alguns militares para defender o território – a ilha é desabitada, mas recebe ocasionalmente visitas de cientistas.

Desde o início dos protestos pró-democracia em Hong Kong, a ilha das Pratas assumiu maior importância, por ser o território taiwanês mais perto da região especial.

Em Outubro, os controladores do tráfego aéreo de Hong Kong obrigaram um voo semanal civil taiwanês que viajava para a ilha a voltar para trás.

As autoridades taiwanesas, por seu lado, interceptaram pelo menos um barco perto da ilha das Pratas onde viajavam pessoas que fugiam de Hong Kong e tentavam chegar a Taiwan.

A outra ilha principal de Taiwan no mar do Sul da China é Itu Aba, também conhecida por ilha de Taiping, do arquipélago das Spratly. Mas, segundo Lee, não foram avistados drones perto dessa ilha.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários