Portugal está em “contraciclo”, mas aumento de casos na Europa deve ser “um alerta”

Carla Sousa Pontes, especialista em saúde internacional, faz um balanço sobre a gestão da pandemia em Portugal e na Europa e reflecte sobre a forma como o novo coronavírus foi uma “oportunidade” para clarificar o papel da União Europeia.

Foto
"A pandemia vem-nos mostrar que o mundo é global e os riscos são globais", diz Carla Sousa Pontes Daniel Rocha

Alguns países da Europa voltaram a registar aumentos dos casos de infecção pelo novo coronavírus, tendo sido obrigados, como a França, a impor novos confinamentos e a implementar medidas restritivas mais rígidas. Por outro lado, Portugal prossegue com o plano de desconfinamento em “contraciclo”, explica Carla Sousa Pontes, especialista em saúde internacional. Em entrevista ao PÚBLICO, a especialista defende que é necessário analisar e colmatar o impacto que o vírus tem tido na vida das pessoas e reflecte sobre a forma como a pandemia foi uma “oportunidade” para clarificar o papel da União Europeia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários