A garrafeira onde moram as descobertas

Pequenos produtores, grandes vinhos, sentido de surpresa. Na Garage Wines, como o nome sugere, imperam os “vinhos de garagem”.

vinho-verde,singular,abre-conteudo,vinhos-verdes,iniciativas-publico,vinhos,
Fotogaleria
vinho-verde,singular,abre-conteudo,vinhos-verdes,iniciativas-publico,vinhos,
Fotogaleria

A expressão traduz vinhos produzidos em pequenas quantidades, provenientes de excelentes uvas, e por norma com uma qualidade excepcional. Ivone Ribeiro pegou na filosofia dos “vinhos de garagem” e verteu-a numa garrafeira a que chamou, sem mistério, Garage Wines. 

Desde a abertura, em 2013, Ivone procura manter o foco nos pequenos produtores, alguns desconhecidos do grande público, já que isso permitirá aos seus clientes descobertas interessantes a que, de outro modo, dificilmente teriam acesso. No entanto, nas mais de 500 referências que vende também estão representados desde os topos de gama mais exclusivos a vinhos de qualidade acessíveis ao gosto de todos os dias.

A região que mais vende é Douro, seguindo-se o Dão, com a preferência por tintos e brancos a equilibrar-se já no meio por meio, e os rosés a subirem fruto da sua notável melhoria de qualidade. Uma melhor aceitação tem acontecido com os Vinhos Verdes, embora Ivone refira, “Ainda há alguns anticorpos [de parte dos consumidores] que me bloqueiam comercialmente”, assumindo que é necessário “acabar com algumas ideias feitas que já não têm razão de existir”.

Este carinho muito especial pelos Vinhos Verdes tem história – enquanto Ivone fazia a sua formação universitária em marketing, trabalhou na Comissão de Viticultura da região, acompanhando visitas de jornalistas, feiras internacionais e outros acontecimentos. O passo seguinte foi uma pós-graduação em marketing de vinhos na Católica. E a abertura da Garage Wines.

Entre o meio milhar de referências que detém, estão presentes, por exemplo, os melhores alvarinhos de Monção e Melgaço, mas a “jóia de coroa”, neste momento, é de um pequeno produtor chamado Consorte (ver caixa). Nas notas de prova destaca-se o aroma com notas de flor de laranjeira e de citrinos, com um toque de especiarias. Acidez fina e equilibrada, com boa estrutura e final longo. O estágio em barrica dá-lhe grande capacidade de envelhecimento. A prova, se fosse necessária, de que na região dos Verdes há enormes vinhos para lá das castas mais conhecidas.

Garage Wines
Avenida Menéres, 681, Matosinhos
Tel.: 220982360
Web: garagewines.pt
Das 10h às 20h. Encerra ao domingo.


Este artigo foi publicado no n.º1 da revista SingularDownload disponível aqui.

Sugerir correcção
Comentar