Antiga escrava Harriet Tubman substitui um ídolo de Trump nas notas de 20 dólares

A troca do rosto do ex-presidente Andrew Jackson, precursor do populismo norte-americano, por uma das figuras do abolicionismo foi confirmada pela Administração Biden. Decisão tinha sido suspensa pela Administração Trump.

donald-trump,america-norte,escravatura,eua,mundo,america,
Fotogaleria
Tubman ajudou a resgatar mais de 70 escravos de plantações no estado do Maryland Reuters/Handout
donald-trump,america-norte,escravatura,eua,mundo,america,
Fotogaleria
Imagem dos estudos feitos com a imagem de Tubman numa nota de 20 dólares Reuters/YURI GRIPAS
donald-trump,america-norte,escravatura,eua,mundo,america,
Fotogaleria
Durante os protestos anti-racismo, no ano passado, alguns manifestantes tentaram derrubar a estátua de Jackson, em frente à Casa Branca Reuters/JOSHUA ROBERTS

O rosto de Harriet Tubman, um dos maiores ícones da luta contra a escravatura nos Estados Unidos da América, vai substituir a figura do ex-presidente norte-americano Andrew Jackson nas notas de 20 dólares, garantiu a porta-voz da nova Administração Biden. A decisão tinha sido tomada ainda durante a presidência de Barack Obama, mas seria suspensa por Donald Trump, que a considerou um exemplo do “politicamente correcto”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários