Jane Fonda vai receber prémio de carreira nos Globos de Ouro dos EUA

A actriz vai receber o galardão a 28 de Fevereiro, na 78.ª edição dos prémios atribuídos anualmente pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood.

Foto
Jane Fonda na cerimónia dos Óscares de 2020 Reuters/MARIO ANZUONI

A actriz norte-americana Jane Fonda vai ser distinguida em Fevereiro com o Prémio Cecil B. DeMille, no âmbito dos Globos de Ouro, anunciou esta terça-feira a Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, Estados Unidos.

“Poucas personalidades de Hollywood são tão talentosas quanto a premiada deste ano, pelo contributo notável para o mundo do entretenimento. (...) Como empreendedora, activista e autora, ela deixou uma enorme marca na cultura popular. Ela é uma estrela global”, justificou a associação.

Jane Fonda, 83 anos, receberá o galardão a 28 de Fevereiro, na 78.ª edição dos Globos de Ouro, os prémios de cinema e televisão atribuídos anualmente pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood.

A actriz nasceu em Nova Iorque, a 21 de Dezembro de 1937, é filha do actor Henry Fonda e irmã do actor Peter Fonda, trabalhou com nomes como Marlon Brando e George Cukor, Jack Lemmon e Katharine Hepburn, com a associação a considerar que Jane Fonda faz parte da “realeza de Hollywood”. Jane Fonda fez-se notar também pelo seu activismo político, antiguerra, do Vietname à invasão do Iraque e em defesa dos direitos das mulheres, sustenta a Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, que recorda igualmente o seu “papel de líder na revolução fitness” e, mais recentemente, a participação no movimento global de defesa do ambiente, através do qual “conquistou uma nova geração de seguidores”.

As nomeações para os Globos de Ouro serão anunciadas a 3 de Fevereiro.

Sugerir correcção
Comentar