Os Ensaios de Amália mostram-nos a sua veia compositora

A partir de duas fitas magnéticas restauradas por Pedro Félix, o plano de reedições de Amália Rodrigues, coordenado por Frederico Santiago, leva-nos agora até ensaios e ao trabalho criativo, em sua casa ou em estúdio. Da apresentação dos temas e das experiências, às versões quase definitivas.

cultura,alain-oulman,amalia-rodrigues,fado,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Pedro Félix, coordenador da equipa de instalação do Arquivo Nacional do Som e responsável pelo restauro sonoro nos dois CD que agora escutamos no álbum "Ensaios"
cultura,alain-oulman,amalia-rodrigues,fado,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Restauro das fitas magnéticas

Durante algum tempo, Pedro Félix e Frederico Santiago ouviram e voltaram a ouvir “uma pancada intensa e brilhante” na gravação de Com sua licença, a partir de um poema de Ary dos Santos que Alain Oulman musicou, mas que Amália Rodrigues nunca chegou a gravar. Essa pancada que ouvimos, desconfia Pedro Félix, coordenador da equipa de instalação do Arquivo Nacional do Som e responsável pelo restauro sonoro nos dois CD que agora escutamos no álbum Ensaios, poderá ter resultado de “uma colher de metal a bater numa xícara”, diz ao PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar