Hotel na Madeira encerrado após detecção da bactéria da legionella na rede de água do prédio

A bactéria “Legionella pneumophila” foi detectada após uma investigação por parte da Direcção Regional de Saúde que terá encerrado o estabelecimento até este “já não representar risco para a saúde pública”.

Foto
Bactéria da legionella encontrada na Madeira Daniel Rocha

A Direcção Regional de Saúde da Madeira determinou o encerramento de uma unidade hoteleira no Porto Moniz, depois de ter sido detectada a bactéria da doença dos legionários na rede de água do prédio, foi anunciado esta sexta-feira.

Numa nota, a direcção regional refere que foi detectado um caso da doença relativo a um madeirense que “pernoitou num estabelecimento hoteleiro” do concelho, na zona norte da ilha da Madeira. “A Direcção Regional da Saúde determinou o encerramento imediato do referido estabelecimento hoteleiro”, pode ler-se na informação divulgada.

Foi desenvolvida uma “investigação epidemiológica e ambiental que incluiu a inspecção sanitária ao edifício, equipamentos e amostragem da água da rede predial”. Neste processo, foi “detectada a bactéria “Legionella pneumophila” serogrupo 1”.

A unidade hoteleira será reaberta “assim que a mesma já não representar risco para a saúde pública”, conclui a nota.

A doença dos legionários, provocada pela bactéria “Legionella Pneumophila”, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Sugerir correcção
Comentar