A América de Trump já existia no Verão de 1973

Uma América branca, nacionalista e racista olhava para um futuro em que perderia privilégios e Trump era processado por não arrendar apartamentos a negros e outras pessoas de cor. Tom Engelhardt lembra a sua reportagem através dos EUA de há 47 anos e aquilo que nos ajuda a perceber o momento actual.

Foto
A guerra do Vietname estava a chegar ao fim, mas os protestos continuavam em 1973 Stuart Lutz/Gado/Getty Images

Foi num Verão de há quase meio século que me meti num Volkswagen e comecei a minha viagem através dos Estados Unidos com Peter, um amigo meu fotógrafo. Estava a fazê-lo oficialmente na condição de repórter de um pequeno serviço noticioso de São Francisco, enviado para perceber o estado de espírito da nação numa altura de tensão política. A Guerra do Vietname, com todos os seus protestos e agitação doméstica, estava a terminar. As tropas norte-vietnamitas chegariam em breve a Saigão, a capital sul-vietnamita; o Presidente dos EUA, Richard Nixon, estava então preso num escândalo em crescendo chamado Watergate.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção