Jorge Fonseca conquista bronze no Grand Slam de judo da Hungria

Portugal, que esteve representado na Hungria por 12 judocas, sai da competição com três medalhas de bronze, conquistadas por Jorge Fonseca, Bárbara Timo e Rodrigo Lopes.

Foto
Judoca português conquistou medalha de bronze LUSA/MANUEL DE ALMEIDA

O judoca português Jorge Fonseca conquistou este domingo a medalha de bronze na categoria -100 kg no Grand Slam da Hungria, num dia marcado pela lesão de Patrícia Sampaio, no torneio de -78 kg.

Jorge Fonseca, campeão mundial, entrou em prova na segunda eliminatória impondo-se ao holandês Simeon Catharina, por wazari, somando de seguida duas vitórias por ippon, frente ao francês Cedric Olivar, e ao húngaro Miklos Cirjenics.

Na meia-final, Jorge Fonseca perdeu por ippon com o russo Arman Adamian, derrotando no combate para atribuição do bronze o francês Alexandre Iddir, ao conseguir um ippon em período de ‘ponto de ouro’.

Na categoria +78 kg, Rochele Nunes eliminou a húngara Mercedesz Szigetvari, por acumulação de shidos, no combate inaugural, perdendo de seguida, por ippon, com a turca Kayra Seyit.

Na repescagem, a portuguesa pontuou por ippon sobre a sérvia Milica Zabic, mas na luta pelo bronze cedeu, por wazari, em período de “ponto de ouro”, frente à brasileira Maria Suelen Altheman.

Vasco Rompão foi afastado na primeira ronda no torneio de + 100 kg pelo holandês Jur Spijkers, e Patrícia Sampaio (-78 kg) abandonou o combate frente à holandesa Natasha Aushma, devido a uma fractura com luxação na perna direita.

A judoca, campeã nacional dos -78 kg e em lugar elegível para os Jogos Olímpicos de Tóquio (11.ª no ranking), não esteve em combate mais do que alguns segundos, depois de um ataque de Aushma, em que a perna pareceu ficar presa num movimento contrário.

O presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), Jorge Fernandes, confirmou à agência Lusa a fractura e que a judoca da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais será observada pelos médicos na segunda-feira, e, depois, operada.

“Os médicos da Federação já tiveram acesso aos exames efectuados em Budapeste, tem uma fractura com luxação, mas parece que não é tão grave como se pensava. Vai ser operada e recuperar”, disse o presidente da FPJ.

Portugal, que esteve representado na Hungria por 12 judocas, sai da competição com três medalhas de bronze, conquistadas por Jorge Fonseca (-100 kg), Bárbara Timo, na categoria -70 kg, e Rodrigo Lopes.

Sugerir correcção