Segredos dos vikings revelados no maior estudo sobre o seu ADN

Através da sequenciação de mais de 400 genomas de indivíduos antigos, conseguiu-se observar com grande detalhe a composição genética dos vikings – algo que até agora era incerto. Investigador português participou no estudo.

Foto
Diferentes populações de vikings influenciaram a composição genética de diferentes partes da Europa Mads Claus Rasmussen/Reuters

Que segredos nos escondem os genes dos vikings? Uma equipa internacional de cientistas, que inclui um investigador português, acaba de publicar na revista científica Nature o maior estudo sobre o ADN viking e revela novas (ou confirma) informações sobre eles. Observou-se que a sua ancestralidade genética não estava limitada à Escandinávia. Constatou-se que diferentes populações de vikings influenciaram a composição genética de diferentes povos da Europa. Ou desvendou-se que uma expedição incluía membros da mesma família.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção