Um ano lectivo como nunca se viu: as dúvidas, inquietações e o entusiasmo de quem regressa à escola

No regresso às aulas, alunos, pais e professores partilham dúvidas e entusiasmos num “ano diferente”. “Vamos fazer com que corra pelo melhor”, prometem os professores. Enquanto ainda nem todas as escolas têm regras claras, os pais acumulam perguntas e os alunos preparam com mais afinco a mochila para voltar à escola. No primeiro dia… logo se vê como vai ser.

Foto

Os miúdos vão perceber o que dizem os professores, tendo estes uma máscara a tapar-lhes parte da cara durante a aula toda? E vão ter actividades se tiverem que ficar na escola até mais tarde? E vão resistir a dar beijos e abraços aos colegas, depois de tanto tempo sem os ter por perto? E é mesmo bom para a sua sanidade mental não darem beijos e abraços? E como vai ser com o transporte, a família vai conseguir organizar-se? A poucos dias do início das aulas, professores e pais acumulam interrogações. Não é um arranque de ano lectivo qualquer. É um começo de aulas em ano de pandemia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção