Apesar da covid-19, OMS assinala erradicação do vírus da poliomielite em África

A suspensão da campanha de prevenção da poliomielite em África por causa da pandemia pode colocar em risco a conquista de saúde pública nesta região e a estratégia de erradicação global. Especialistas alertam ainda para os casos de tipo 1 que resistem no Paquistão e Afeganistão.

Foto
Número de casos registados em todo o mundo baixou de 350.000, em 1988, para 359, em 2014 Thomas Mukoya/Reuters

É um marco para a saúde pública mundial e, mais especificamente, para África. Este mês de Agosto o calendário assinala que passaram quatro anos desde que o último caso do vírus “selvagem” da poliomielite foi registado na região africana da Organização Mundial da Saúde (OMS). A certificação da erradicação da poliomielite em áfrica será celebrada esta terça-feira durante a 70.ª reunião da comissão regional. Esta vitória surge, no entanto, acompanhada de muita preocupação pelo impacto que a pandemia da covid-19 pode ter nesta e noutras estratégias globais de saúde pública.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção