E se a epidemia da covid-19 estivesse resolvida no fim deste ano?

A cientista portuguesa Gabriela Gomes é uma das autoras de um artigo que conclui que o limiar da imunidade de grupo em Portugal, Espanha, Bélgica e Inglaterra pode ser alcançado entre Julho e Outubro.

Foto
Lisboa, 29 Junho de 2020 Miguel Manso

O mais recente artigo de Gabriela Gomes vai contra a norma, por várias razões. Por um lado, é um trabalho com boas notícias e que contrasta com muitas perspectivas menos animadoras sobre a infecção do SARS-CoV-2. Por outro lado, a metodologia usada pela cientista portuguesa para a elaboração dos seus modelos e previsões também não segue o exemplo clássico, uma vez que introduz nas equações a variável do caos, ou seja, da heterogeneidade. As conclusões destoam da maioria dos estudos quando a matemática insiste que o limiar da imunidade de grupo para a covid-19 se situa entre os 10 e os 20%, bem abaixo do que se pensava, e que Portugal, Bélgica, Espanha e Inglaterra estarão muito perto dessa meta.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção