Inquérito serológico: 44% das pessoas com anticorpos não tiveram sintomas de covid-19

Resultados do Inquérito Serológico Nacional, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, indicam uma seroprevalência global de 2,9% de infecção pelo novo coronavírus na população portuguesa

Foto
Estudo envolveu 2301 participantes Miguel Manso

Se as previsões de alguns especialistas estiverem correctas e a imunidade de grupo para covid-19 só se tornar uma realidade quando entre 60 e 70% da população tiver anticorpos, os resultados do Inquérito Serológico Nacional divulgados esta sexta-feira mostram que Portugal ainda está muito longe dessa meta. O trabalho coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) revela que 2,9% das 2301 pessoas envolvidas neste estudo observacional têm anticorpos para o novo coronavírus SARS-CoV-2, não tendo sido encontradas diferenças significativas entre regiões e grupos etários. A investigação indica ainda que 44% das pessoas que tiveram contacto com este vírus serão casos assintomáticos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção