Trump e esse país distópico chamado Estados Unidos

Custa a compreender como um país democrático e desenvolvido tem dentro de si este caldo malsão de reacionarismo, obscurantismo e hostilidade pelo conhecimento e pela ciência.

Olhamos para os Estados Unidos em 2020 e concluímos que é uma distopia. Esta conclusão vem com surpresa, afinal sou das gerações que compraram durante décadas a narrativa dos Estados Unidos como terra da democracia e da liberdade, os primeiros a fazer uma revolução iluminista, o excepcionalismo americano, o perfeito melting pot. Não tenho idade para me recordar da Guerra Fria, mas vivi com emoção de adolescente a queda das ditaduras do bloco soviético, a reunificação alemã, o muro de Berlim destruído. Foi uma vitória política, mas também cultural e moral, dos valores da América.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção