Estas vacas estão na primeira linha do combate aos incêndios

O projecto Rebanhos + Clima Positivo nasceu no Alto Tâmega, mas pode ser replicado noutras regiões do país. O foco do programa é chegar a uma paisagem de montanha com menos fogos, mais produtiva e mais heterogénea a nível da flora.

Foto

No início da década de 1990, António Moutinho Ferreira, hoje com 62 anos, foi condenado pelo tribunal por estar a pastar cabras numa das montanhas do concelho de Vila Pouca de Aguiar. Quando isso aconteceu não era proibido deixar o gado à solta no monte, mas não podiam circular em qualquer sítio – em zonas de floresta o acesso estava vedado. Azar do pastor, no sítio onde deixava os animais livremente havia um pinheiro, que conferia àquela área a designação de zona florestal. Perante o juiz não houve argumento que servisse para demover o tribunal de dar ordem de execução de multa. Pagou-a, mas continuou a deixar os rebanhos seguir atrás de alimento fora das cercas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção