Coronavírus ligado a Ovar tem mutação genética única no país

Na esmagadora maioria das amostras do vírus associado ao aglomerado de casos de Ovar identificou-se uma mutação genética que não se encontra no resto do país. Porém, não há razões para alarme, porque esta mutação pode não ter qualquer influência na gravidade da doença ou na maior transmissão do vírus.

Foto
Dia do levantamento da cerca sanitária de Ovar, a 18 de Abril Adriano Miranda

Devido à pandemia de covid-19, o concelho de Ovar teve uma cerca sanitária que o manteve isolado do resto do país. Até agora, foram detectados neste concelho 677 casos confirmados de covid-19, de acordo com o relatório desta quarta-feira da Direcção-Geral da Saúde. Já foram sequenciados cerca de 100 genomas do vírus recolhido em casos associados ao aglomerado de casos no município. Na maioria desses genomas detectou-se uma mutação que, por enquanto, não foi identificada nos genomas já analisados do resto do país. Ainda sem explicações para isso, a curiosidade científica é, no entanto, muita.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção