EasyJet foi alvo de ciberataque “altamente sofisticado”. Dados de nove milhões de clientes comprometidos

Dados dos cartões de crédito de 2208 pessoas ficaram na posse dos piratas informáticos.

Foto
Clientes afectados serão contactados até ao dia 26 de Maio Reuters/Piroschka Van De Wouw

A companhia aérea britânica EasyJet anunciou esta terça-feira ter sido alvo de um ciberataque “altamente sofisticado" que comprometeu os dados pessoais de cerca de nove milhões de clientes.

Os piratas informáticos tiveram acesso aos endereços de email e aos detalhes de viagem dos passageiros e num número mais restrito de casos, de 2208 pessoas, aos dados de cartões de crédito, indicou em comunicado a companhia, já bastante fragilizada pela pandemia de covid-19.

A EasyJet precisou que os clientes afectados serão contactados nos próximos dias, até 26 de Maio, no limite.

A companhia já entrou em contacto com os que tiveram os dados dos cartões de crédito comprometidos.

A EasyJet apresentou desculpas às pessoas afectadas e disse não ter indícios que levem a crer que os dados foram utilizados para fins nocivos, adiantando que se tratou de um ciberataque a partir de uma fonte “altamente sofisticada", mas pediu aos clientes envolvidos para “estarem muito atentos”.

O grupo alertou de imediato a organização britânica de cibersegurança e o regulador britânico de protecção de dados.

Este incidente ocorreu numa altura em que a companhia se encontra bastante afectada, como todo o sector aéreo, pela pandemia de covid-19, que levou a uma paragem dos voos.

Na sexta-feira está prevista uma assembleia geral de accionistas para decidir sobre o futuro da equipa dirigente.

Sugerir correcção