Morreu Michel Piccoli, um aventureiro do cinema

O actor francês Michel Piccoli morreu, no passado dia 12 de Maio, aos 94 anos. A informação foi divulgada apenas esta segunda-feira pela família do actor à agência France-Presse,

Fotogaleria
reuters
,Banco de imagens
Fotogaleria
Piccoli com Manoel Oliveira no Festival de Cannes em 2008 Michael Buckner/Getty Images
,Der Gnadenstoß
Fotogaleria
Piccoli com Jean-Jacques Lagarde, Danielle Darrieux e Emmanuelle Riva no filme "Le Coup de Grâce" de Jean Cayrol, 1965 wikicommons
,Michel Piccoli
Fotogaleria
Manoel de Oliveira entre Bulle Ogier e Michel Piccoli, nas filmagens de "Belle Toujours" (2006) dr

O actor francês Michel Piccoli morreu, no passado dia 12 de Maio, aos 94 anos, na sequência de um acidente vascular cerebral. A informação foi avançada apenas na manhã desta segunda-feira pela família do actor à agência France-Presse.

Piccoli estava já há longos anos ausente dos ecrãs — não subia a um palco desde 2009, quando representou Minetti, de Thomas Bernhard, e a sua última prestação no cinema teve lugar em 2014, com Le goût des myrtilles de Thomas de Tier.

Com a sua morte, desaparece um actor versátil, aventureiro, aberto aos desafios, sempre com um sorriso nos lábios, que viajava sem esforço aparente entre universos muito diferentes, e que marcou indelevelmente o cinema europeu do pós-Segunda Guerra Mundial. Um dos últimos grandes nomes ainda vivos desse período central do cinema moderno, Piccoli era um actor para quem o importante era servir o filme, mais do que impor um nome.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção