Duas instituições concentram maioria dos infectados de lares de Matosinhos

Das 129 infecções por covid-19, 90 foram detectadas no Lar do Comércio e 10 na ALADI. Nas 14 instituições testadas foram rastreados 1331 utentes. Em nove instituições não há qualquer infectado.

Foto
Paulo Pimenta

Num universo de 1331 utentes rastreados, há 129 infectados em lares de terceira idade e instituições de apoio à deficiência de Matosinhos. Resultados de testes realizados nas 14 instituições do concelho, entre utentes e funcionários, apenas 10% acusaram positivo para covid-19. De acordo com comunicado da autarquia, em nove das instituições não há qualquer infectado. Do número total de casos positivos 100 concentram-se em dois dos locais testados.

Um deles é o Lar do Comércio, o caso mais complicado do concelho, que soma 90 infectados. O outro, de acordo com o que o PÚBLICO apurou, é a ALADI - Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual, com 10 casos positivos.

No Lar do Comércio já morreram 17 idosos infectados com covid-19. Na sequência do agravamento da situação, a direcção do lar chegou a equacionar mobilizar temporariamente os cerca de 200 utentes para proceder à desinfecção total do lar. Em reunião, nesta segunda-feira, com a Comissão Municipal da Protecção Civil (CMPC), da qual faz parte a Protecção Civil, a USP e a Segurança Social, a direcção recuou por entender não existir capacidade para deslocar os idosos para outras instituições.

Na altura, ficou decidido que a limpeza do lar seria feita deslocando os utentes temporariamente para zonas do edifício que estão desocupadas. Mas, nesta quinta-feira, adianta a Lusa que o lar quer montar um hospital de campanha no edifício da creche, situado a cerca de 100 metros do lar. Para isso acontecer será necessário o aval da Segurança Social.

O resultado do rastreio foi divulgado pela Unidade Local de Saúde a partir do centro de rastreio móvel suportado e criado pela autarquia a 13 de Abril para testar todas as instituições do concelho, recolhendo no local as colheitas.

“Ficamos naturalmente satisfeitos com estes resultados, uma vez que foram detectados menos de 10% de casos positivos nas estruturas para idosos do concelho. A testagem integral desta franja da população implicou um esforço financeiro para a autarquia, mas o facto que salientamos é o sucesso das nossas acções de prevenção, que no final de Março puseram no terreno equipas que fizeram vistorias a todos os lares e ajudaram as instituições a adoptarem boas práticas e procedimentos adequados em termos de higiene e segurança”, salientou no comunicado a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, acrescentando que o resultado das “acções profilácticas é agora visível”.

Sugerir correcção