Europeus de natação adiados para Maio de 2021

Decisão foi anunciada após o adiamento dos Mundiais de Fukuoka para 2022.

Foto
Katinka Hosszú já conquistou, entro outros títulos, 14 medalhas de ouro em Europeus de natação de piscina longa Ritzau Scanpix Denmark

Os Europeus de natação de piscina longa, saltos, artística e mar aberto, previstos entre 11 e 24 de Maio deste ano, em Budapeste, foram reagendados para Maio do próximo ano, igualmente na capital húngara, anunciou nesta terça-feira a organização.

De acordo com um comunicado da Liga Europeia de Natação (LEN), a competição, que já tinha sido adiada para Agosto devido à pandemia da covid-19, vai agora decorrer de 10 a 23 de Maio de 2021, com a “total cooperação e concordância” da federação e do governo húngaro.

“Acreditamos que é realista ter esperança que em Maio de 2021 a situação já esteja normalizada e que possamos organizar um evento de excelência”, explicou o presidente da LEN, o italiano Paolo Barelli.

Solução diferente foi encontrada para as competições europeias de polo aquático da temporada 2019-20, tanto masculinas como femininas, com todas a serem dadas como canceladas.

“Foi uma decisão muito difícil de tomar, mas tendo em conta as circunstâncias, foi a decisão apropriada. A principal preocupação é a saúde e a segurança de todos os atletas, treinadores e família da LEN. Com esta decisão, estamos a proteger todos e, ao mesmo tempo, arranjar tempo para iniciarmos a próxima época mais fortes”, disse Barelli.

Esta decisão surge um dia depois do adiamento dos Mundiais de natação para 2022. A competição, agendada para Fukuoka, no Japão, foi recalendarizada para o mesmo local, mas no período entre 13 e 29 de Maio de 2022, indicou a Federação Internacional (FINA).

Sugerir correcção