“Faltam figuras como Marshall na Europa neste momento”

Benn Steil, economista norte-americano que estudou em detalhe o Plano Marshall, diz que é essencial que BCE aja agora, “por causa da dificuldade extrema em garantir uma acção concertada entre os Estados-membros e, a prazo, colocar em prática um verdadeiro plano Marshall”.

Foto
Albert Gea

Benn Steil publicou no ano passado um livro sobre o Plano Marshall, o apoio financeiro dado pelos EUA para reanimar a economia europeia a seguir à Segunda Guerra Mundial. Agora que se fala da necessidade de lançar um plano do mesmo tipo como resposta à presente crise, o director de Economia Internacional no Council on Foreign Relations defende que a situação presente é bem diferente da vivida a seguir à crise, mostrando esperança que uma resposta imediata do BCE e dos Estados-membros através da concessão de crédito pode chegar para resolver o problema. Se tal não acontecer, avisa, a Europa pode mesmo precisar de um plano Marshall, sobre o qual terá grandes dificuldades em chegar a acordo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção