PS considera acordo alcançado no Eurogrupo “um dia histórico da vida europeia”

José Luís Carneiro dá os parabéns a Costa e Centeno.

Foto
José Luís Carneiro LUSA/ANTÓNIO COTRIM

José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, considerou nesta sexta-feira que o acordo alcançado pelos ministros das Finanças da União Europeia (EU) marca “um dia histórico da vida europeia”.

“A decisão do Eurogrupo é da maior importância para o nosso futuro, porque cada Estado de per se não é capaz de resolver a crise de saúde pública e também a enorme crise económica e social que se abateu sobre a Europa e o mundo”, afirmou num vídeo colocado na Internet.

José Luís Carneiro dá os parabéns primeiro-ministro e ao ministro das Finanças “pelo contributo que deram para esta decisão”. “Agora cabe ao Conselho Europeu determinar os termos em que esta decisão irá ser executada, mas trata-se de um passo positivo que cria instrumentos de natureza financeira para dar uma resposta imediata às consequências que resultam desta pandemia. Permite também encontrar mecanismos de salvaguarda do emprego e de relançamento da economia, nomeadamente para as pequenas e médias empresas”, acrescentou.

O Eurogrupo acertou termos para uma linha de crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade que vai financiar despesas directas e indirectas com o sistema de saúde. Fundos para apoio à liquidez das PME e protecção de postos de trabalho também foram aprovados.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários