Um milhão de euros da H&M Foundation para cinco inovações na indústria da moda

Os Global Change Awards, uma espécie de Nobel da moda criado pela fundação da marca sueca, distinguiram cinco inovações entre 5893 candidaturas, oriundas de 175 países.

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A H&M Foundation inscreveu ainda os vencedores num Programa Acelerador de Inovação de um ano DR/GCA

O panorama para o sector da moda, como para tantos outros, anuncia um período difícil. Mas a H&M Foundation acredita que, neste contexto, “é ainda mais importante encontrar e encorajar ideias que podem contribuir para um futuro mais sustentável”.

“A H&M Foundation apoia a luta contra o coronavírus [SARS-CoV-2] e, ao mesmo tempo, continua a apoiar empreendedores e inovadores para a sustentabilidade a longo prazo”, diz Karl-Johan Persson, membro do conselho da H&M Foundation, citado em comunicado. O responsável, que se afirma todos os anos “surpreendido com as ideias submetidas”, garante que “as inovações vencedoras irão ajudar a nossa indústria [da moda] a reinventar-se e inspirar outros a encontrar novas soluções”.

Sobre os projectos vencedores, há algodão criado em laboratório (EUA/Brasil), criação de tecidos a partir de proteína ADN (EUA), localização de fibras sustentáveis através da utilização de tecnologia blockchain (Índia), separação de águas residuais (EUA) e conversão de dióxido de carbono em poliéster sustentável (França).

Estas cinco inovações vencedoras foram escolhidas pelo painel de especialistas do Global Change Award entre 5893 candidaturas, oriundas de 175 países; há um ano, participaram mais de 2600 concorrentes de 151 países.

Além da bolsa de um milhão de euros, repartida entre as cinco inovações, a H&M Foundation inscreveu os vencedores num Programa Acelerador de Inovação com a duração de um ano. O programa, dirigido em cooperação com a Accenture e o KTH Royal Institute of Technology, tem como objectivo conectar os vencedores com a indústria da moda e acelerar o processo de trazer as suas inovações para o mercado.

Desde o seu início, em 2015, o desafio de inovação já contou com mais de 20 mil candidaturas de mais de 200 países e territórios. Durante estes cinco anos, a H&M Foundation concedeu cinco milhões de euros a 25 inovações sustentáveis, muitas das quais se tornaram produtos e serviços comerciais globais, trabalhando com algumas das maiores marcas de moda.

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