Lisboa: refeições e mercearias em casa, saiba quem está a fazer serviços de entrega

De Vítor Sobral a doces ou hamburguerias “virtuais”, são vários os restaurantes e mercearias com serviço de take-away seguro e entregas “sem contacto”. As primeiras propostas são para Lisboa. Partilhe as suas sugestões.

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Taberna da Rua das Flores,Taberna da Rua das Flores Miguel Manso,Miguel Manso
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Muitos restaurantes têm optado nos últimos dias por encerrar ao público para evitar a propagação do surto da covid-19. Alguns deles, assim como mercearias e outros negócios ligados à alimentação, estão a apostar nas entregas ao domicílio (através de plataformas de entrega ou por meios alternativos), recebendo encomendas e assegurando o cumprimento das medidas de segurança em todo o processo. Algumas sugestões, num texto que irá sendo actualizado. 

MERCEARIAS e CABAZES

Hora de encomenda

Foi criado por iniciativa de um grupo de cidadãos para listar “todos os pequenos e médios fornecedores que estão activamente a entregar encomendas”, dada a ruptura e demora dos principais sites de supermercados. É uma lista exaustiva. Site

Prove - Promover e vender

É uma cooperativa agrícola que promove o escoamento de produtos locais e privilegia as relações de proximidade, entre quem produz e quem consome. Ainda não cobre todo o território nacional (Aveiro, Braga, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do castelo e Viseu), mas fornece cabazes de produtos hortofrutícolas locais e da época entregues semanalmente ao consumidor pelo produtor. Para aderir é necessário preencher online uma ficha de consumidor. Site

Caravana Agroecológica

A Caravana Agroecológica, iniciativa do cE3c da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, para a promoção de projectos agroecológicos, está a divulgar quais são os produtores de frutas e legumes que fazem entrega de cabazes de frescos:

- Casa da Caldeira entrega em Lisboa e Santarém: 969655521 ou casadacaldeira@gmail.com
- Ecoaldeia de Janas entregas em todo o país através de transportadora: 211551693/934614320 ou geral@aldea.org.pt
- Cyclos & Rytmos em Palmela, Setúbal e Lisboa: 962 577 854 (provisório) geral.cycloserytmos@gmail.com
- Herdade do Freixo do Meio entregas a combinar: 266877136 ou geral@herdadedofreixodomeio.pt
- Horta do Adão leva a casa nas zonas de Lisboa e Loures hortadoadao@gmail.com
- Firmino de Jesus, Odivelas e Sacavém: www.prove.org.pt
- Quinta dos Medronheiros, entregas no Barreiro e em Benfica: www.prove.org.pt
- Quinta da Salema entregas em Almada, Palmela e Setúbal: 924146806
- Trilhos Verdes trilhosverdes@gmail.com
- Salina Greens, entregas a combinar na zona de Lisboa e Margem Sul: marcia.pinto@salinagreens.pt

rePlaneta

A rePlaneta passou a estar aberta apenas duas tardes por semana - quarta e sexta-feira, das 15h às 19h e somente para entregas de encomendas - mas passou a fazer entrega ao domicílio (Algés, MiraÇores, Linda-a-Velha, Dafundo, Cruz Quebrada, Caxias, Paço de Arcos, Oeiras e Carcavelos) - nos mesmos dias após as 20h. Ovos, leguminosas, frutos secos fazem parte da oferta que é avaliada no dia; hambúrgueres, scones, bolachas, bolo de chocolate, pão, detergentes, estão entre a oferta. São também preparados cabazes frescos que dão “para uma família de quatro pessoas”. Encomendas apenas por telefone ou SMS. Tel.: 939 503 111; Facebook

Mercearia Criativa

A Mercearia Criativa (Lisboa) anuncia por seu lado que “nestes tempos de reclusão” leva até às casas dos clientes “pão, queijos, conservas, ovos, vinhos, bolos, bolachas, chocolates, doces e simpatia!”. O sistema é igual ao da Comida Independente: entrega combinada por telefone e pagamento por MbWay ou transferência bancária. Tel.: 218 485 198; Site

Bacalhau ao domicílio 

A empresa Riberalves lançou a distribuição de bacalhau “pronto a cozinhar” ao domicílio. Garante cumprir todas as regras de segurança da DGS, da produção à entrega “sem contacto”. Pré-pagamento e encomendas no site. A entrega é gratuita mas limitada ao distrito de Lisboa. Contactos: bacalhauemcasa@riberalves.pt; Site.

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BiOrgani dr

BiOrgani

Também a BiOrgani, em Lisboa, anunciou a reorganização de toda a equipa para, tendo em conta “a necessidade urgente de aquisição de bens essenciais”, retomar o trabalho, embora avaliando diariamente a situação. Assim, vão reforçar o ponto de entrega na Av. Álvaro Pais nº 13 com um sistema de recolha de encomendas semelhante a um drive thru. Os clientes têm que indicar o número da encomenda previamente feita, nome e matrícula do carro e os produtos serão entregues no carro “colocando-os directamente no porta-bagagens”, se se pretender. Garantem a utilização do material de protecção no tratamento, empacotamento e entrega. Nas próximas semanas serão retomadas as entregas ao domicílio. Tel.: 928 062 569; Site

RESTAURANTES

Taberna da Rua das Flores

A Taberna da Rua das Flores, que se tinha mantido em funcionamento nas últimas semanas, adapta-se às novas medidas do estado de emergência e transforma-se na Taberna em Casa. “Os taberneiros” afirmam que, depois do anúncio das novas medidas, estão prontos a fazer a sua parte. “Nós vamos continuar a cozinhar, vamos continuar a servir comida para fora, recorrendo a produtos que nos chegam por cadeia curta e tentando o mais possível continuar a trabalhar directamente com os nossos produtores”, anunciam.

Para saber que pratos há, a célebre ardósia preta apresentada aos clientes da casa será publicada diariamente nas redes sociais. “Nela vamos continuar a riscar pratos taberneiros que possam dar sustento e conforto aos lisboetas.”

Para facilitar a vida a quem quiser optar por uma versão mais económica, a Taberna apresenta também “combinados económicos e tachos familiares que permitam suprir as necessidades de todos os que estão unidos neste esforço e acima de tudo os mais vulneráveis”. Estes tachos serão embalados em vácuo e refrigerados, podendo depois ser aquecidos em casa.

Os “taberneiros” prometem ainda aconselhar os fregueses sobre a melhor maneira de servir e de conservar a comida em casa. E aconselham a que não se perca o prazer de uma boa refeição: “Por isso, pedimos que quando receberem a nossa comida em casa se sentem à mesa em família, ponham uma toalha aos quadrados, usem louça e talheres bonitos, bebam um bom vinho.

E, por falar em vinho, vai haver também “vinhos a preço de prateleira”, com uma redução das margens da casa, passando assim a ter o preço a que podem ser adquiridos nos comércios tradicionais” – uma forma de ajudar igualmente os produtores de vinho neste momento complicado.

Os restaurantes asiáticos que os mesmos proprietários têm no Martim Moniz, o Mercado Oriental, continuam também a trabalhar em regime de take-away com as empresas UberEats, Glovo e a Takeaway. Encomendas através do 213479418 e/ou grupo de Whatsapp.

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Padaria da Esquina, Campo de Ourique dr

As Esquinas de Vítor Sobral

O chef Vítor Sobral, do grupo Quina, que tem oito estabelecimentos em Lisboa, entre restaurantes e padarias, anunciou o reforço dos serviços de take-away dos seus estabelecimentos. “Comprometidos com os nossos clientes e colaboradores, o grupo Quina procurou alternativas para minorar o isolamento dos seus clientes”, explicou Vítor Sobral num comunicado. “Não me faz sentido que um médico, um enfermeiro ou um bombeiro queira encomendar uma refeição para a sua família e eu não contribua para suprir essa necessidade.”

Vários restaurantes do grupo – que inclui a Tasca da Esquina, Peixaria da Esquina, Talho da Esquina, um corner no Time Out Market, as Padarias da Esquina de Campo de Ourique, Alvalade e Restelo, e que tem um total de 120 trabalhadores – deixaram de ter serviço de sala, mas mantêm o serviço de balcão “respeitando as devidas distâncias de segurança”, com as encomendas a serem entregues à porta da Tasca da Esquina e da Peixaria da Esquina. Nas três padarias, mantêm-se as vendas ao balcão e fazem-se entregas para encomendas com valores superiores a 5€.

O grupo, que já trabalhava com plataformas de take-away, diz tê-las contactado para coordenar a aplicação de medidas de segurança – luvas, soluções à base de álcool e embalagens “com selo de segurança para garantir a protecção e integridade dos pratos pedidos pelos clientes”.

Sobral manifesta ainda preocupação com os 120 empregados do grupo e diz esperar que “a diminuição de clientes que frequentam os restaurantes não impeça a empresa de garantir o pagamento dos salários, e apela a que “os elos da cadeia económica” não se quebrem por completo.

Contactos para encomendas:
Tasca da Esquina: 919 837 255 ou info@tascadaesquina.com
Peixaria da Esquina: 912 946 155 ou geral@peixariadaesquina.com
Padaria da Esquina:
Restelo: 910 019 616 ou geral@padariadaesquina.com 
Campo de Ourique: 910 019 616 ou geral@padariadaesquina.com
Alvalade (entregas ao balcão):  21 133 8666 ou geral@padariadaesquina.com

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Pizza vegetariana dr

Pasta Non Basta e Memória

O Grupo Non Basta encerrou os seus restaurantes Pasta Non Basta e Memória e passou a funcionar exclusivamente com serviço de take-away/delivery através da Uber Eats, ou por contacto directo (para pedidos acima dos 20€, sem taxa de entrega, que podem ser feitos por via telefónica).

Para além das cartas habituais, com toda a oferta de cozinha italiana, há uma proposta original: os kits do it yoursef nos quais se pode comprar a massa fresca e os molhos (pesto caseiro ou molho de tomate) ou ainda o kit pizza, com a massa da pizza, o molho de tomate e a mozarela fiordilatte.

Esta é uma forma de os funcionários do grupo manterem a actividade e também de escoar os ingredientes frescos da horta que pertence ao Non Basta e que abastece habitualmente os restaurantes. Site

Contactos para encomendas:
Memoria: 210998366
Pasta Non Basta Alvalade: 215846772
Pasta Non Basta Av. Novas: 217979214

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Pastéis de bacalhau com arroz de tomate da Casa da Comida dr

Casa da Comida

Também o restaurante Casa da Comida, em Lisboa, “redefiniu a sua oferta e disponibilizou as refeições do take-away que tem mantido em soft opening na sua loja da Guerra Junqueiro, para entrega directa em casa ou nas empresas”. É possível encomendar refeições congeladas para casa, cabazes familiares e encomendas para empresas (entregas na Grande Lisboa, Oeiras e Cascais). Esta modalidade de funcionamento “surge numa altura em que a empresa decidiu, após profunda reflexão, manter a sua operação em funcionamento, assegurada pelo número estritamente necessário de colaboradores, contribuindo assim para a diminuição dos comportamentos de risco”. Encomendas para comercial@casadacomida.pt ou 218 115 020. Site

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A mercearia Comida Independente e a proprietária, Rita Santos Sebastião Almeida

Comida Independente

A Comida Independente, mercearia especializada e loja de vinhos, também em Lisboa, está a fazer entregas, incluindo “legumes e fruta biológicos directamente do produtor. A forma de entrega é combinada por telefone e as entregas não têm custo. A loja esclarece que “os sacos serão deixados à porta” e os pagamentos feitos por meios electrónicos à distância ou transferência bancária. Tel.: 213 951 762; Site

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Bolo da Brigadeirando dr

Brigadeirando

A loja da Brigadeirando, na Lx Factory, em Lisboa, também fechou temporariamente as portas, mas disponibiliza os seus bolos por encomenda, com entrega nas zonas de Lisboa e Cascais. Está disponível a colecção de bolos Nostalgia que, promete a marca, traz “o cheirinho dos bolos acabados de fazer pelas nossas mães e avós e todas as memórias sensoriais associadas a esse universo”. Além disso, podem ser feitas encomendas para outros produtos da marca de doces que são acondicionados em frascos, prontos para entregas pelos CTT. Site

Come Prima e Forno d’Oro

Pizzas napolitanas, massas frescas ou tiramisu fazem parte da oferta disponibilizada pelo chef de origem nepalesa Tanka Sapkota, que tem em Lisboa vários restaurantes – Il Mercato, Come Prima, Forno d’Oro e Casa Nepalesa –, que se viu obrigado a encerrar no dia 13.

O serviço de encomendas será assegurado pelos restaurantes italianos Come Prima e Forno d’Oro, que estão presentes na plataforma Uber Eats ou em regime de take-away. Aceitam pagamento por transferência ou em dinheiro na quantia exacta.

Tanka Sapkota assegura que “as equipas que se concentram agora nestes dois restaurantes estão todas a trabalhar de luvas e máscara, de modo a garantir a integridade e qualidade de todas as encomendas”.

Contactos para encomendas:
Come Prima: 213902457
Forno d’Oro: 213879944

Hambúrgueres Olívia

O grupo Sea Me – que encerrou no domingo os seus restaurantes em Lisboa, Sea Me-Peixaria Moderna, o Prego da Peixaria, Meat Me e Soão – anunciou uma nova marca, a Olívia, que funciona em exclusivo através da UberEats desde o dia 17 de Março.

A Olívia propõe nove hambúrgueres diferentes, com valores entre os 7,50€ e os 8,50€, com batata frita incluída, com opções que vão do Classic ao Cheese, mas também o Chicken, o Mushroom e o Avocato, o Spicy e o Thai. E ainda o Veggie, para vegetarianos, que tem como base tofu e cogumelos salteados.

O reforço das medidas de segurança e higiene nos vários estabelecimentos tinha sido feito há já três semanas, adianta o grupo em comunicado, e está em vigor um “plano de contingência operacional, que inclui limpezas regulares, redução de equipa e de horário de funcionamento do delivery, fornecimento de luvas e máscaras aos funcionários e controlo do contacto com os operadores de entregas”. Estes, refere ainda o comunicado, não entram nas instalações dos restaurantes.

Chá da Barra/Villa

O Chá da Barra/Villa faz entregas em Oeiras e nas Laranjeiras, oferecendo também a possibilidade de o cliente ir levantar na loja (situada no Palácio do Egipto, em Oeiras). A casa de chá tem uma longa lista que inclui desde quiches e sopa a comida a peso (confeccionada fresca ou congelada), saladas, hambúrgueres, salgados, bolos à fatia, bolos inteiros, chás biológicos e vinho, entre outras coisas. A comida a peso tem opções como arroz de pato, empadões, lombo de porco ou várias receitas de bacalhau. Não cobram taxa na proximidade do local. Contacto para encomendas: 214 418 195 ou 918 038 990; Site

Vila Galé Ópera

O grupo hoteleiro tem agora um serviço de take away para almoços e jantares com recolha nos hotéis Vila Galé Porto e Ópera em Lisboa. O menu inclui cinco sopas 12 pratos principais de carne ou de peixe, cinco guarnições (do esparguete ao arroz, passando por bróculos ou batata assada) e cinco sobremesas. Da Massa Fina, a marca de pizzarias artesanais do grupo, chegam quatro sugestões.

É ainda possível pedir bebidas, incluindo os vinhos Santa Vitória da gama Versátil por 3,50€ (branco, tinto ou rosé, de 75 cl), que também podem ser adquiridos à caixa. Os pedidos de encomenda para o almoço têm de ser feitos até às 22h do dia anterior e os jantares têm de ser pedidos até às 12h do próprio dia. O levantamento das refeições pode ser efectuado entre 12h e as 22h. Preços: sopas e guarnições a 2,5€; pratos de 5 a 7€; sobremesas a 3€; Vinhos a 7/8€. Contactos: VG Ópera (Travessa Conde da Ponte, em Alcântara): 961 779 002; opera.reservas2@vilagale.com; ou online no site

Honorato, ZeroZero e outros restaurantes do grupo Plateform

O grupo Plateform (ex-Multifood) reabriu vários espaços em Lisboa no dia 23, com serviço de entrega ao domicílio e take away, contando com a maior parte das marcas do grupo já presentes na aplicação Uber Eats: Honorato (Saldanha, Telheiras, Belém, Parque das Nações e Chiado), Vitaminas (Chiado), Wok to Walk (Alfândega) e Coyo Taco (Príncipe Real).

A partir de 25 de Março, entram na equação alguns restaurantes de outras marcas do grupo: o restaurante Big Fish Poké (que já servia na plataforma) e, pela primeira vez com serviço de entrega ao domicílio, as pizzarias ZeroZero (Príncipe Real e Parque das Nações), o recentemente inaugurado restaurante de comida saudável Honest Greens (Parque das Nações) e o Tapisco do chef Henrique Sá Pessoa (Príncipe Real).

Também as mercearias gourmet DeliDelux reabrem com serviço de entrega das “refeições prontas Grab n'Go”, sendo que o espaço em Santa Apolónia vai estar aberto ao público como habitualmente, “seguindo as regras aplicadas aos supermercados”.

Para já, os pedidos apenas podem ser feitos “através da plataforma Uber Eats e por take away, todos os dias da semana, entre as 12h e as 22h”. O grupo garante ainda que “todo o serviço respeita as mais rígidas regras de higiene e segurança”. “Todas as equipas terão também um controlo periódico de temperatura e gel desinfectante à disposição”, lê-se no comunicado.

Pizzarias Luzzo

Na Região Metropolitana de Lisboa, as lojas da Pizzaria Luzzo em Telheiras, Laranjeiras, Parque das Nações, Santa Marta, Conde Valbom, Cascais, Alverca, Miraflores, Odivelas, e Centro Comercial UBBO estão a disponibilizar serviços de take away e de entrega ao domicílio, através das plataformas de reserva takeaway.com, Glovo e Uber Eats.

As pizzas são “confecionadas em forno de lenha e seguem a base da pizza romana, de massa fina e crocante, combinadas com ingredientes e sabores portugueses”, refere a empresa em comunicado. O menu inclui ainda opções de entradas, saladas e sobremesas, tudo confeccionado “de acordo com os procedimentos que foram sendo divulgados pela Organização Mundial de Saúde e Direcção-Geral de Saúde”.

Além do serviço de entrega, a Luzzo oferece “20% de desconto no total da refeição” no serviço de take away “às forças de segurança pública, protecção civil, bombeiros e profissionais de saúde”. Para aceder o desconto, basta apresentar um cartão de identificação que o comprove. Site

Ruvida

O restaurante de comida italiana que abriu no ano passado na Praça da Armada, em Alcântara, funciona agora apenas como “laboratório artesanal de massas” e mercearia de produtos, “sob encomenda e com horários de levantamento organizados para permitir a entrada de um cliente de cada vez”, escrevem Valentina e Michel no Instagram do restaurante.

É agora uma loja de massas frescas, com muito por onde escolher: tagliatelle, tortelloni com requeijão, bigoli, cabelos de anjo cortados à mão ou opção vegans, entre 13 opções. Além de molhos caseiros, frascos de sopa de cebola, creme de mascarpone ou tiramisù. E, desde segunda-feira, há ainda lasanha a sair do forno todos os dias. Contactos: 932 287 199; Instagram

DaLuca

O restaurante de cozinha italiana DaLuca mantém o serviço de take way, disponível todos os dias das 19h às 23h. No menu há porchetta romana, três bruschettas, focaccia e pão de alho com mozzarrela além de 12 pizzas diferentes (entre 6,50€ e 15,50€) e quatro sobremesas. No dia 29 de Março, anunciaram no Facebook o arranque de um novo serviço, com “produtos de gastronomia” disponíveis para entrega ao domicílio ou take away, nomeadamente cataplana de chocos, rosbife ou “bochechas estufadas com puré trufada”. Contactos: dalucalisboia@gmail.com; 938 415 441; Facebook.

Burger King

A cadeia de fast food Burger King anunciou também que faria entregas em casa, “sem contacto”. “Para a tua segurança e a dos nossos fornecedores, todas as entregas serão realizadas sem qualquer contacto com os mesmos. Sendo que serás avisado através da campainha ou do intercomunicador de tua casa que o teu pedido já chegou e este será deixado à tua porta sobre um pedaço de papel, dentro de um saco selado com a respectiva factura”, lê-se no site, que só permite encomendas entre as 12h e as 15h10 e as 18h30 e 22h40. “Além disso”, indicam, “para reforçar a segurança do nosso fornecedor, garantimos que o mesmo nunca irá retirar as luvas nem o capacete.” Site

UberEats

A plataforma de entregas ao domicílio anunciou na segunda-feira que removerá a taxa de entrega ao almoço em todos os pedidos, “para tornar a entrega ao domicílio ainda mais acessível a todos os portugueses que passaram a trabalhar de casa como resposta à covid-19”. A taxa de entrega será removida em todos os pedidos superiores a cinco euros, de segunda a sexta, das 11h às 15h. Uma medida prevista até 31 de Março. É ainda referido que a entrega pode ser feita sem contacto, deixando-se uma nota na aplicação para deixar o pedido à porta ou na entrada. Site

Eat Tasty

Também o serviço de entregas Eat Tasty – que entregava apenas em locais de trabalho – passou a fazer entregas ao domicílio nas zonas de Lisboa, Amadora, Oeiras e Sintra. Site

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