Hayao Miyazaki: Salvar o planeta, um filme de cada vez

De Nausicaa do Vale do Vento a A Princesa Mononoke, de Totoro a A Viagem de Chihiro, Hayao Miyazaki alimenta o nosso imaginário com uma consciência ecológica essencial nos dias que correm. Boa parte da sua filmografia (nada) infantil está na Netflix, numa oportunidade para aprendermos, com nossos filhos, a enfrentar essa outra emergência que, por momentos, ficou em segundo plano.

Foto
Nausicaa do Vale do Vento é o primeiro filme dos Estúdios Ghibli DR

Estamos em emergência viral. Apenas por umas semanas, esperamos todos. Mas o certo é que a emergência climática deixou de ocupar os títulos dos jornais, e os sete milhões de humanos que, segundo a ONU, todos os anos sucumbem aos efeitos de eventos associáveis ao aquecimento global passaram para segundo plano, dando lugar à contagem de outros mortos, milhares, que ninguém ver elevados a milhões. Pedem-nos que fiquemos em casa, o que pode até ser uma oportunidade para repensarmos a vida que levamos, e distinguir o que é essencial do muito que, sendo acessório, tem contribuído para transformar a nossa vida neste planeta num pesadelo ainda mais global do que aquele que hoje enfrentamos. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários