Portugal vai a bordo de missão apontada para mundos extraterrestres

Satélite da Agência Espacial Europeia foi lançado na manhã desta quarta-feira num foguetão russo, a partir da base espacial da Europa, em Kourou, Guiana Francesa.

Ilustrução artística do satélite Cheops  a observar outras estrelas e planetas
Fotogaleria
Ilustrução artística do satélite Cheops a observar outras estrelas e planetas ESA/ATG medialab
CHEOPS
Fotogaleria
Ilustração do lançamento do foguetão ESA/ATG medialab

Chama-se Cheops e é a primeira missão da Agência Espacial Europeia (ESA) exclusivamente dedicada ao estudo de planetas fora do nosso sistema solar. É também o primeiro projecto que conta com uma participação portuguesa de raiz, desde o início da sua concepção e em várias frentes. Esta quarta-feira, foi lançado com sucesso o satélite que deverá ficar a cerca de 700 quilómetros da Terra, mas com toda a sua atenção centrada em longínquos exoplanetas que orbitam estrelas brilhantes. Através da observação das variações do brilho das estrelas vamos poder saber mais sobre as atmosferas dos exoplanetas e, quem sabe, conseguir detectar os primeiros anéis e luas fora do nosso sistema solar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar