1989, o ano em que acabou o século XX

A queda do Muro de Berlim é o ponto culminante do vertiginoso ano de 1989. Marca a agonia do comunismo europeu e significou o fim da Guerra Fria. Desapareceu um mundo e emergiu outro, com novas regras e novíssimas desordens. O mais fascinante na cadeia dos acontecimentos é verificar que nada era fatal.

,Queda do muro de Berlim
Fotogaleria
A noite de 9 de Novembro de 1989, quando o muro caiu Herbert Knosowski/REUTERS
,Derrube essa parede!
Fotogaleria
A manhã seguinte, com as portas de Brandeburgo em fundo Fabrizio Bensch/REUTERS

No dia 19 de Janeiro de 1989, Erich Honecker, líder da República Democrática Alemã (RDA, comunista) proclamou: “O Muro [de Berlim] permanecerá 50 ou 100 anos, enquanto não se eliminarem as razões que o tornam necessário.” O Muro caiu a 9 de Novembro de 1989, pouco depois das 23h30. O século XX acabou simbolicamente nessa data, que marca o fim da ordem mundial criada após a II Guerra Mundial. Ao mundo bipolar, sucedeu um mundo multipolar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 47 comentários