PROPOSTA DE ATIVIDADES

O texto e a ilustração à conversa

A edição do PÚBLICO do dia 12 de outubro dispensou a fotografia e “abriu as portas” à ilustração, assinalando o início da 2ª Bienal de Ilustração de Guimarães. Na sequência desta iniciativa, surge esta proposta de atividade.

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Nas últimas décadas, a ilustração ganhou uma nova dimensão, conquistou um novo espaço e protagonismo, desencadeou novos olhares, novas reflexões, despertou novos leitores capazes de atuarem na inter-relação dinâmica entre texto e ilustração e de compreenderem a relação semântica entre as duas linguagens: a verbal e a plástica. E é precisamente neste encontro de olhares sobre o mundo — o olhar do jornalista, o do ilustrador e o do leitor — que reside o interesse da atividade que propomos.

Destinatários: Alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário.

Disciplinas: Educação Visual/Desenho A/Oficina de Artes/ Oficina de Design/ Cidadania e Desenvolvimento.

Material: Vídeo PÚBLICO*; Conteúdos ilustrados publicados no PÚBLICO, no dia 12 de outubro (disponíveis em Mais Recursos); Projetor de vídeo; Conjunto de ilustrações; Material para ilustração (incluindo ferramentas digitais).

Duração das atividades: Deixamos ao critério do professor a gestão do tempo, de acordo com os recursos de que dispõe e as caraterísticas de cada turma.

Objetivos

  • Usar o desenho e os meios de representação como instrumentos de conhecimento e de interrogação;
  • Perceber a influência dos media na forma como olhamos o mundo.

Preparação da atividade

  • Projeção de vídeo do PÚBLICO como estratégia de ativação dos conhecimentos dos alunos para a atividade que irá ser proposta;
  • Exploração das mensagens transmitidas no vídeo visionado, a partir de um diálogo orientado pelas seguintes questões: identificação do evento; o motivo da iniciativa; as pessoas e profissões envolvidas; o trabalho de articulação desenvolvido entre elas;
  • Identificação das vantagens e das desvantagens de os conteúdos jornalísticos serem ilustrados, em vez de serem acompanhados por fotografias;
  • Apresentação da atividade que os alunos vão realizar e do processo que irão percorrer até estar concluída;
  • Projeção das ilustrações, pré-selecionadas pelo professor, exemplificativas de diferentes linguagens gráficas.

Atividade

  • Seleção de um dos textos ilustrados do jornal PÚBLICO (acessíveis, em baixo, em Mais Recursos Digitais), segundo o interesse de cada aluno;
  • Identificação dos dois autores: o do texto e o da ilustração;
  • Identificação de pontos de convergência entre o texto e a respetiva ilustração e de situações em que a ilustração acrescenta significado e suscita novas leituras;
  • Realização de estudos gráficos exploratórios;
  • Partindo dos estudos realizados, execução da ilustração para o texto escolhido aplicando uma técnica mista, à escolha do aluno.

Avaliação

Para avaliar a atividade podem ser utilizados os seguintes critérios:

  • Relação entre a mensagem do texto e a ilustração;
  • Relação espacial entre o texto e a ilustração;
  • Qualidade gráfica e coerência;
  • Domínio técnico evidenciado.

Mais Recursos Digitais

(Conteúdos do PÚBLICO publicados no dia 12 de outubro)

Outras sugestões:

*Vídeo Uma edição para celebrar a ilustração portuguesa, realizado por Vera Moutinho e Carolina Pescada, 11 de Outubro de 2019. URL: https://www.publico.pt/2019/10/11/video/edicao-celebrar-ilustracao-portuguesa-20191011-184452.

Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o Acordo Ortográfico de 1990